MORCEGÃO ON-LINE » Março / 2005
Pauta de reivindicações e convenção coletiva de trabalho Cozinheiras e cozinheiros O analfabeto político
Trabalhador é como onça:
precisa ser cutucado para saber a força que tem
Por que se sindicalizar? Viva a nossa C.L.T.
Cooperativa:
O Sindicato já está cansado de avisar: isso é fria !!!
O Sindicato
na vida da categoria
Pagamentos com
Cheques de terceiros
SINDEHOT - SBC participa de encontro estadual Atestado Médico Para refletir...
O que é Convenção Coletiva de Trabalho? Conheça o seu Sindicato Benefícios aos associados
Riacho Grande: a promessa de cara nova (alegria) Convênios Só para lembrar...
Riacho Grande: a promessa de cara nova (tristeza) Atenção Companheiro, deixe de ser carneiro, Denuncie:
REFORMA SINDICAL E REFORMA TRABALHISTA
Participe, vá ao Sindicato, tire suas dúvidas, veja o que vai mudar na sua vida, veja o que pode acontecer para todos os trabalhadores





COOPERATIVA: O SINDICATO JÁ ESTÁ CANSADO DE AVISAR: ISSO É FRIA!!!

Trabalhador hoteleiro: quando alguém convidar você para participar de uma cooperativa de trabalho, não recuse, mas preste atenção neste comunicado para não chorar depois. Não assine nenhum papel, preste atenção no que for falado e depois ligue ou vá até o Sindicato para tirar suas dúvidas, para ficar bem informado do que é uma cooperativa de trabalho. Saiba desde já que dependendo do que você assinar, você não está empregado, você é sócio. E, sendo sócio, você não vai poder reclamar, vai ter que seguir o estatuto e geralmente o estatuto só beneficia os criadores da cooperativa. Saiba mais: se essa cooperativa, amanhã ou depois, vier a dar um golpe na praça você, na qualidade de sócio, pode ser responsabilizado a ajudar a pagar os prejuízos. Fique esperto! Até hoje no Brasil só apareceu um homem que pergunta: "quem quer dinheiro?".






PAUTA DE REIVINDICAÇÕES E CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO



Se você não esteve presente na AGE do dia 4 de fevereiro, provavelmente ainda não sabe a quantas anda o Sindicato. Pois bem, nesse dia teve a Assembléia Geral na qual resultou a Pauta de Reivindicações da nossa categoria. A Pauta é o documento que o Sindicato já enviou para o Sindicato Patronal onde constam as reivindicações dos trabalhadores. O Sindicato Patronal marcou Assembléia Geral com os patrões para eles discutirem nossas reivindicações. Após essa Assembléia, com certeza eles vão marcar algumas reuniões onde deve ser elaborada a próxima Convenção Coletiva de Trabalho da categoria.
Até o ano passado nossa Convenção Coletiva esteve muito fraca em relação ao que merece o trabalhador Hoteleiro. Desta vez estamos mais confiantes. Como todos sabemos, nesta época os patrões estão em melhores condições que nos anos anteriores. Os próprios patrões comemoram que estão voltando ao tempo das vacas gordas. Nós trabalhadores também temos observado que as casas estão cheias (muitas com fila de espera de até 1 hora), os hotéis e motéis chegam a atingir grau de ocupação de 90% (coisa que não se via há anos). Esses são sinais de novos tempos!
Temos absoluta certeza que os patrões, conscientes da parceria necessária dos trabalhadores, atenderão nossas reivindicações e nos concederão uma Convenção Coletiva de Trabalho mais justa e digna atendendo dois objetivos: mais lucro para eles e melhores condições de vida para nós.
Nossa data-base é 1º de abril. Esperamos transformar essa da- ta em dia da verdade, a verdadeira verdade da vontade do trabalhador.





TRABALHADOR É COMO ONÇA:
PRECISA SER CUTUCADO PARA SABER A FORÇA QUE TEM

Mais uma para entrar no livro dos maus patrões
Não dá para acreditar! Parece história em quadrinhos! Nós não sabemos se se trata de "patrão estelionatário" ou "estelionatário patrão". Veja a que ponto chegamos: um ladrão, que se intitula "empresário no ABC", teve a pachorra de, no dia do pagamento, dar um recibo com um valor para o empregado assinar e depois dar um valor bem menor do que estava no recibo, seu argumento foi que o desconto era porque nos pagamentos anteriores ele pagou muito a mais. Que cara-de-pau! Aproveitando o estado de necessidade do trabalhador, ainda fez ameaça dizendo que se ele não assinasse, ia "armar para cima dele", pode? O pior é que esse mau patrão já dispensou três empregados que se recusaram a assinar? Mas o Sindicato não está parado. Já fez a denúncia no Ministério Público do Trabalho para investigar apropriação indébita, dispensa arbitrária e chantagem trabalhista. É o fim do mundo!!! Estamos de olho!!! Se estiver acontecendo alguma coisa assim na casa que você trabalha, não fique quieto, bote a boca no trombone, ligue para o Sindicato.





COZINHEIRAS E COZINHEIROS
O povo brasileiro tem o defeito de valorizar tudo que vem do exterior. Tem o hábito de achar que o estrangeiro é melhor. Sem desmerecer outras culturas, as informações que temos é que: no Japão o máximo em culinária é o peixe com arroz; na Alemanha é porco e repolho azedo; nos Estados Unidos são os lanches e comidas enlatadas; no Canadá é pão, batata e mais batata. Caramba! Vocês não acham que são cozinhas muito pobres em relação à nossa?
Pois é, nossos heróis que muitas vezes não conhecemos pessoalmente, são os responsáveis pelos sabores das receitas que saboreamos todos os dias sem nos dar conta de quem criou tais delícias. Sim, estamos falando das nossas cozinheiras e dos nossos cozinheiros, que são as vigas mestras de qualquer restaurante ou hotel. Como trabalham "nos bastidores", nas cozinhas, nós não damos conta do valor desses personagens. Fazem de um simples ovo frito até a mais saborosa das lagostas, de um simples arroz ao faisão mais sofisticado, usam e abusam das pitadas de suas veias criativas nos infindáveis temperos, dão sabores indescritíveis ao paladar, fazem, com toda maestria, o cliente pecar pela gula. Aqui vai a singela homenagem do Sindicato às cozinheiras e cozinheiros do nosso Brasil. Parabéns a vocês magos do tempero, vamos deixar os gringos morrerem de inveja, vocês são o esteio da hotelaria brasileira.






O ANALFABETO POLÍTICO
"O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, o assaltante e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais"

(Bertold Brecht)






SINDEHOT-SBC PARTICIPA DE ENCONTRO ESTADUAL
Nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, os diretores do SINDEHOT-SBC estiveram em Peruíbe, participando de mais um encontro estadual, promovido pela FERTHORESP (Federação Regional dos Trabalhadores Hoteleiros do Estado de São Paulo) com objetivo de traçar as metas para este ano. Nosso sindicato esteve representado pelo nosso presidente Luiz Parente e por Levi Gusmão, que aprovaram o calendário de lutas para este ano.






POR QUE SE SINDICALIZAR?

Há um ditado popular que diz: a corda sempre arrebenta do lado mais fraco. Mas se houver a união de forças, isso jamais acontecerá. E é por essa razão que lutamos pela sindicalização dos trabalhadores.
O sindicato é uma entidade voltada para a defesa dos direitos dos trabalhadores. É o local onde esclarecemos todos os direitos que nos cabe dentro de uma empresa, é onde discutimos nossas metas e organizamos nossas bandeiras de lutas.
O Sindicato é a criação dos próprios trabalhadores devido a necessidade de se libertar da escravidão, da exploração por parte dos maus patrões. Sabemos que os patrões estão cada vez mais intransigentes e organizados. E é através do sindicato que encontramos a maneira de nos defender e lutar pelos nossos interesses. E se não o fizermos, saiba que ninguém fará por nós. O trabalhador precisa encarar o Sindicato como responsabilidade. E isso só acontece se cada um de nós colaborarmos com uma, mesmo que mínima, parcela de contribuição.

"A essência do ideal"
Se não houver frutos,
vale a beleza das flores;
Se não houver flores,
valeu a sombra das folhas;
Se não houver folhas...

... valeu a intenção da semente.










PARA REFLETIR ...
O "A maior necessidade do mundo é a dos homens-homens que não se comprem nem se vendam: homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar pecado pelo seu nome exato; homens cuja consiência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus. Um caráter nobre é o resultado da disciplina própria, da sujeição da natureza inferior - a renúncia do eu para o serviço de amor a Deus e ao homem". E.G.W.

ORGULHE-SE EM SER UM EMPREGADO HOTELEIRO.
LEMBRE-SE, AS MAIORES AUTORIDADES DO MUNDO...
...SÃO SERVIDAS POR NÓS !!!






RIACHO GRANDE: A PROMESSA DE CARA NOVA (ALEGRIA)
Foi com extrema satisfação que a categoria hoteleira, representada pelo presidente do Sindicato, o companheiro Luiz Parente, esteve presente na solenidade da nomeação para Sub-Prefeito de Riacho Grande do amigo de todas as horas, do verdadeiro companheiro dos garçons e dos hoteleiros de São Bernardo do Campo, Ramos de Oliveira.
O Sindicato reverencia esse valoroso companheiro e parabeniza o Dr. Dib pela feliz escolha. Temos a absoluta certeza da competência desse grande homem para dar continuidade aos brilhantes trabalhos desenvolvidos pelo ilustre ex Sub-Prefeito Donizete. Temos também a certeza que, comprometido como é com a classe hoteleira e sabedor do potencial turístico e gastronômico da nossa São Bernardo, vai seguramente trabalhar com afinco para intensificar o turismo da nossa região.
Ramos, estamos com você! Pedimos ao Criador que jamais lhe deixe ofuscar essa luz que lhe é característica. Parabéns sub-Prefeito iluminado!!!






RIACHO GRANDE: A PROMESSA DE CARA NOVA (TRISTEZA)
Ultimamente tem pipocado no Sindicato várias denúncias de restaurantes situados no Riacho Grande que não respeitam a convenção coletiva de trabalho e muito menos os acordos coletivos da categoria.

As principais denúncias são:
- empregados sem registro em CTPS;
- menores trabalhando em período noturno, onde afronta a lei incontestavelmente;
- restaurantes que cobram a taxa de serviço e não repassam para os trabalhadores;
- empresas que não pagam o salário integral da categoria, horas extras e adicional noturno;
- empresas que optam por cooperativas para se desvencilhar vínculo empregatício.

É lamentável que ainda existam maus empregadores que, visando desenfreadamente o lucro, chupam o sangue do trabalhador. Patrão, patrãozinho, para com isso! Ponha na sua cabeça que quem deve colocar água na sua piscina e caviar na sua mesa são os clientes, não seus empregados.
A diretoria do Sindicato dos empregados tem conversado com a diretoria do Sindicato patronal e num ponto as idéias são iguais:
o empregado é um parceiro, sem ele o patrão vai voltar a encostar o umbigo na balcão. Você acha que só você e sua família agüentam o tranco? Você ainda não caiu na real que você sozinho não toca a empresa? Depois não venha com a história que o Sindicato é radical, que está perseguindo a empresa. Não vá dizer que as empresas fogem da cidade porque o Sindicato fica pegando no pé.
Essa história já cansou...






CONHEÇA O SEU SINDICATO
Se você ainda não é sócio do sindicato, o que você está esperando? Vá correndo ao sindicato e fique sócio o mais rápido possível, veja de perto os benefícios que o sindicato tem para você e sua família.


   
         




BENEFÍCIOS AOS ASSOCIADOS
É isso mesmo! Dentista no sindicato sempre foi a nossa maior reivindicação.
Desde 1º de setembro de 2004 a Dra. Andréia já está atendendo.

 




CONVÊNIOS
O Sindicato atuante além de lutar por melhores salários e mais conquistas sociais, tem a obrigação de conseguir mais benefícios para o associado. Essa é mais uma grande conquista do Sindicato!!!

Se você ainda não é sócio, vá ao Sindicato conhecer nossa sede. O Sindicato é seu, é de todos, é a casa do trabalhador. Vá saber mais dos seus direitos e dos benefícios que o Sindicato tem para os associados, por exemplo:

» Advogados
» Farmácia
» Colônia de Férias

Sem contar, claro, o CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO

 




ATENÇÃO COMPANHEIRO, DEIXE DE SER CARNEIRO, DENUNCIE:
Se você tiver alguma denúncia, procure o Sindicato, seu nome permanecerá anonimo.
Ajude o Sindicato a ajudar você.
Ajude o Sindicato a melhorar a vida da sua família.







SÓ PARA LEMBRAR...
É IMPOSSÍVEL ENCHER UM SACO SEM FUNDO...
Quando o empregado trabalha mais de 44 horas semanais, além de estar passando por "burro de carga", ainda está deixando um pai de família desempregado. Quanto mais horas você trabalhar, mais você vai encher o saco de dinheiro do patrão e você sabia que o saco de dinheiro do patrão não tem fundo? Pois é, quanto mais enche, mais horas o "burro de carga" tem de trabalhar. Pense nisso!

 

 




VIVA A NOSSA C.L.T.
A herança que Getúlio Vargas o "pai dos pobres" nos deixou

A nossa CLT incomoda muita gente. Estão querendo acabar com ela, pois ela é a legítima defensora do trabalhador. Nossos governantes assumiram um compromisso com o FMI e com os países desenvolvidos, para diminuir os benefícios do trabalhador brasileiro, essa é a condição para que o Brasil tenha competitividade no mercado externo. Veja o que está acontecendo com a China comunista, ela está abraçando o mundo com suas quinquilharias. Você vai a qualquer "camelódromo" e compra aparelhos eletrônicos por uma ninharia. Você já parou para pensar quanto ganhou o trabalhador chinês que produziu aquele aparelho? Pois é, a China tá rica e o povo tá passando fome. O mesmo pode acontecer com o trabalhador brasileiro se tirarem nossos benefícios. Não vamos deixar o governo acabar com nossa CLT, ela é nosso maior patrimônio. Vamos dizer: NÃO ao FMI, NÃO aos Bancos, NÃO à ALCA, NÃO aos Estados Unidos !!!





ATESTADO MÉDICO
Vocês já ouviram falar em "patrão sabe tudo"? Pois é! Na nossa região tem patrão que é médico, perito, investigador, etc, etc, etc. Esse tipo de patrão quando recebe do empregado o atestado médico, começa a questionar, diz que ele não está doente, que o atestado é falso, etc. e tal, chega ao ponto de descontar esse dia do empregado. Esse tipo de patrão é machão com o empregado, mas não é macho para questionar o médico que deu o atestado. Será que o médico forneceu o atestado médico porque gostou dos olhos azuis do paciente ou porque o paciente precisava dormir um pouco mais? Aqui vai uma dica para desmascarar esse "patrão sabe tudo": quando você pegar um atestado médico, tire um xerox, entregue o original para o patrão e fique com a cópia bem guardada. Se ele vier com conversa mole, vá até o Sindicato. Daí o Sindicato vai mostrar pra ele o que é bom prá tosse...





 
FERTHORESP ENTRA NA LUTA PELO NOVO MÍNIMO
O presidente da FERTHORESP, Francisco Calasans Lacerda, juntamente com os diretores de nosso Sindicato, estão imbuídos de fazer com que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpra com a sua promessa de dobrar o salário mínimo: "quando ele assumiu o governo, o mínimo era de R$ 240,00 e havia prometido que dobraria", falou Calasans, que defende aumentos paulatinos, mensalmente, até chegar aos R$ 480,00.
  PAGAMENTOS COM CHEQUES DE TERCEIROS
Existem alguns empresários que, talvez por desconhecimento, fazem o pagamento de seus empregados com cheques de clientes, isso é ilegal, sem contar a dor de cabeça que dá para o trabalhador que, na maioria das vezes, nem conta em banco tem. A portaria nº. 3281 de 7/12/1984, em seu artigo 1º. é bem clara, explicando que existem apenas três formas de pagamento:
1) conta bancária em nome do empregado para essa finalidade;
2) pagamento em cheque da empresa;
3) em dinheiro (moeda corrente nacional).
Jamais existe previsão legal para pagamento com cheques de terceiros. Portanto, se na empresa que você trabalha está acontecendo isso, fale com seu patrão, oriente-o para que ele não seja prejudicado mais tarde.





  O SINDICATO NA VIDA DA CATEGORIA
Demitida do Mac Donald´s, a jovem Vanessa Costa Pinheiro, de 21 anos, esteve em nossa sede para fazer a sua homologação. Essa companheira, simpática e sorridente, em entrevista com o jornalista Célio Silva, falou que durante os quase cinco anos em que participou da categoria, sempre foi bem assistida pelos diretores e empregados do Sindicato. Durante todo este tem po, "freqüentemente eu visitava o Sindicato onde recebia conselhos e orientações em relação aos meus direitos. O pessoal do Sindicato sempre me atendeu com atenção, educação e respeito. Vou continuar pertencendo a esta categoria com muito orgulho", falou Vanessa.





O QUE É CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO?
PALAVRA DO PRESIDENTE
Muitos Companheiros ainda se fazem essa pergunta, e com razão, pois, embora a luta do Sindicato tenha sido árdua, ainda não conseguimos conversar com todos os companheiros, um por um e esclarece-los.

Muito bem, a história começa assim: o nosso sindicato faz uma assembléia geral onde os companheiros decidem o que a gente vai pedir para os patrões,
dessa assembléia surge a pauta de reivindicações. Nós enviamos essa pauta para o sindical patronal, que por sua vez analisa e chega a uma conclusão do que pode nos dar. Fazemos reuniões, mesas redondas na Delegacia Regional do Trabalho, discutimos, cedemos em alguns pontos, batemos o pé firme em outras e finalmente assinamos um acordo onde ficam registrados os nossos direitos. Esse acordo é a tal de Convenção Coletiva de Trabalho. Quando esgotadas todas as tentativas de negociações e não se chegou a um acordo, instauramos o dissídio coletivo de trabalho, no Tribunal, aí nossos direitos ficam nas mãos dos juizes. Esperamos que desta vez não precisemos disso.
BALANÇO DOS ÚLTIMOS ANOS
Quem não se lembra que há 12 anos atrás nossa categoria era totalmente esquecida. Trabalhávamos como escravos. O piso salarial era vergonhoso, ganhávamos somente 20% a mais que o salário mínimo, o que quer dizer que se continuássemos assim, hoje nosso salário não chegaria aos míseros R$ 312,00.

Graça a Deus hoje a verdade é outra, ainda mão chegamos ao ideal, mas já conseguimos grandes aumentos ao longe desses anos de luta. Temos ainda muitas outras conquistas tais como: plano de saúde, refeição, horas extras, enfim, uma série de benefícios que nossa categoria nunca teve.

O esforço da categoria junto com o Sindicato demonstrou que quando se trata de forma unida e consciente daquilo que se quer, os resultados sempre aparecem, nunca ficamos de braços cruzados esperando cair do céu.

Parabéns companheiros! Com a união da categoria já podemos nos orgulhar do nosso Sindicato.

É o Sindicato lutando por você e sua família!!!
A FORÇA DO SINDICATO É VOCÊ SINDICALIZADO